Conheça as diferenças entre Celebrante, Cerimonial e Cerimônia

Muitas noivas fazem grande confusão com esses 3 itens importantes em qualquer casamento

Data de publicação: 13 / 02

Celebrante, Cerimonial e Cerimônia. Tão importante quanto a festa de casamento em si, são os três itens acima, essenciais em um casamento.

A cerimônia de casamento é feita para celebrar a união e o amor entre duas pessoas. É a celebração da união em si. Desde o início da música, passando pela entrada dos padrinhos, até a saída dos noivos do altar. É famoso momento de dizer sim. A cerimônia pode ser religiosa para aqueles casais tradicionais. Cada religião celebra esse momento de uma forma diferente, portanto uma cerimônia ecumênica ou inter-religiosa deve ser levada em consideração caso os noivos possuam diferentes crenças (ou a crença em um mesmo Deus mas com diferentes visões).

O celebrante é a pessoa que faz a cerimônia de casamento ter a cara dos noivos. Antes de tudo ele tem uma boa conversa para entender a história do casal, como se conheceram, gostos e hobbies em comum e tudo o que é necessário para fazer um discurso personalizado e emocionante para esse rito de união. É essencial que o profissional esteja em sintonia com os noivos para tudo sair como eles sempre sonharam. O celebrante pode inserir em seus discursos menções religiosas, porém ele não necessariamente pode ter uma ligação com igrejas ou outras instituições religiosas.

Dito isto, o celebrante não é o mesmo que o cerimonialista.  Cerimonialista é o profissional responsável pela organização de casamentos. Em reuniões periódicas, ele conversa e orienta os noivos, cuida dos cronogramas, auxilia e indica na contratação de fornecedores e trata de diversos outros aspectos relacionados ao dia do evento em si. Cada um tem um valor que varia conforme o que é oferecido no pacote, experiência, nome no mercado e etc. Esse profissional basicamente pensa em cada detalhe que os noivos (especialmente de primeira viagem) não conseguem identificar as necessidades. O cerimonialista pode inclusive indicar um celebrante de confiança.

A cerimônia de casamento é o ponto alto o dia, portanto os profissionais contratados devem ser de confiança e entenderem todas as necessidades e os demais sonhos dos noivos.cerimônia

Voltar


Conheça o Paraíso